sexta-feira, outubro 13, 2006

trabalho de oficinas... porque partiste?

Sentes-te um ovni porque te trais e te enganas, porque mentes aos que gostam de ti. Porque não estás confortável na tua pele, porque não há vivalma que te descubra, porque as situações são sempre complicadas, logo o teu entendimento, a tua racionalização são sempre necessários.
Os parâmetros da idade são uma estupidez, foges deles porque nunca fizeste parte deles, porque eles sempre te bloquearam a tua alma.
Malditos treinadores do circo, com as suas prisões analíticas, que te confinam a uma faixa etária e te dissecam como se fosses um animalzinho de laboratório.
Lembras-te de pele, de ossos, de voz.
Lembras-te da mania de ser, da obsessão de viver por algo mais, por um pouco menos de mentira.
Vives em busca de algo que te levante os pés do chão, olhas em torno de ti e nada de rapazinhos vestidos de colants com 100 anos de idade, ou fadas com pegadas de purpurina, nada de insectos fardelas, nada de chaleiras que falam ou anões com problemas de atitude, nada de gatos gordos a arrotar a lasanha. Nem vale a pena esperar pela ajuda dos personagens da tua fantasia.
Olhas para o chão e vês os teus pés molhados, pegadas na lama e lágrimas de crocodilo.
Vives uma mentira, sabes disso e espolinhas-te no meio deles, OS OUTROS, com as suas armas, com os seus monogramas de classe e os seus porcos de estimação. E sentes-te imperatriz de um mundo só teu, enquanto as pessoas que te vêm atiram com amendoins e se riem, sem saber, da parvalheira que é o Ser Humano.

6 comentários:

Anónimo disse...

apetece me embriagar-me e ficar cheia de quimicos no sangue até ficar em coma! maravilhoso. o céu. o meu.
ainda me doiem as articulacoes da mão de durante a uma da mnha estar a preparar esse trabalho, esse de oficinas. e ainda tenho um aperto no coraçao sempre que me lembro do meu gato. talvez esse sim! seja o "teu" gato que arrota a lasanha. mas agora esta apaixonado. e as lagrimas ja lhe caem no chao.
vou ter um duende no meu jardim. um jardim cheio de crisantemos e erva daquela que cresce até meio do corpo quando nao é cortada. no meio dessa erva vou por um dos teus duendes. esses teus maravilhosos e fantasticos duendes que deixam qq um com a cabeça a pensar em ny, berlim ou moscovo. como naquele filme. talvez o mlh de tds os tempos. amélie. tantas criaturas que em ti viajam e tantas sao as vezes que essas lagrimas correm... fico tristo por tu poderes estar triste. nao quero nem tao pouco vou deixar. um dia vamos comer maças caramelizadas pela ribeira do porto fora. as duas de mao dada. e fazer amizade com aquelas senhoras peixeiras. de avental á cinta e pregao a soltar se da boca. enternecedor!
um dia vou ser como o gato... vive para ele! arrota a lasanha, apaixona-se, correm lhe lagrimas. as suas.
mas só um dia!
mil beijos minha fidalguinha

Anónimo disse...

entao xica xixa?? por onde andas que nao vejo aqui nada de novo? arre que ainda estas a lamber a colher do chocolate quente feito por mim desde os teus anos??
bum chaga lara tara ... onde estas?
quero aqui fotos, digo, imagens bonitas daquelas que cerramos os olhos de tanto brilho que tem... poe aqui alguma cs bonita! com cheiro a margaridas acabadas de serem molhadas da chuva de dezembro. sim! daqui a nada vou apanhar musgo para la de sta luzia para por em cima da arca velha com rodelas brancas de outros 15 dias de natal! amo estas rodelas brancas!!!
sugestoes de imagens:
1º-imagem do filme amelie
2º-o céu da tua casa que eu tanto cobiçei
3º-um senhor com experiencia de vida com sopa na barba
4º-uma ilustraçao de Arthur Racklam
(eu sei que vai a d o r a r )
5º-uma panela cheia de sopa e o fogao a lenha por baixo... chamas uma sujeita com uma grande saia rodade e poes-lhe um lenço á cabeça. dizes para se enclinar para a panela e mexer a sopa com a colher de pau e de costas para ti ... CLIK!!! uma imagem daquelas maravilhosaaaaaas a cheirar a Hansel e Greet!!!
e CATRA PUM CATRA PÁS...ZÁS ZÁS ZÁS uma imagem de arrepiar aquele rapaz!
mil beijos condessa do monte de ourique

Anónimo disse...

Ouvi um "velho" Pai Natal boxeriano mencionar esta página de papel digital editada por uma tal de Morwen sorumbática e meia urbano-depressiva...

Tive curiosidade... E sou como os gatos... pelo-me e morro por novidades...

Pergunto-me (não sei se te perguntei) porquê Morwen? Qual o apelo por esta figura...

Cumprimentos plenos de significado e coniventes com o espírito que impele as pessoas a cercarem-se de estalactites verdes pendendo de uma tela à meia-luz, perante vacas em mares revoltosos.

(lamento informar que as snap-shots da festa não apanharam ninguém em poses pouco dignas, para além de mim próprio...)

Hélas! a poente nada de novo...

Morwen disse...

queridíssima mis:
a minha "condensa"... a minha boémiazinha da ribeira do porto. temos que ir lá mais vezes. mas desta vez só nós. para dizermos mal, muito mal dos gajos das nossas vidas...aqueles que nos levam à insanidade intelectual, e para comermos outra vez castanhas (aquelas, caríssimas, meio podres, lembras-te?) sentadas num banco de cimento a olhar o Douro.
prometo que vou colocar fotos mui lindas... da viagem, da vida, da nossa fantasia.
ui... saiu romântica, esta frase. não interessa. sou uma melosa quando quero...
mil beijos para ti minha romã*

Morwen disse...

prof.d
mmmm.... essas fotografias, cá para mim isso é tudo propaganda enganosa.mas sempre posso pedir à turma da sua canalha para me passar umas informações. ah, pois é. porque eu já ouvi umas histórias...
sou pelos gatos... há gente que vai mais pelos cães, como o pessoal da pedigree, mas eu... é gatos, mesmo. logo, entendo os seus acessos de curiosidade. por isso... "não tenha medo", que é muito bemvindo.

quanto à escolha do nick, foi amor à primeira vista. historinha trágica, a da casa de húrin. a morwen então...desgraceira total!!
mas foi mais a tradução que me apaixonou. "dama da escuridão"
porque para além de eu ser pelos gatos, sou pelas noites, pelas estrelas, pela lua. pelos pubs, pelos concertos ou simplesmente pela minha caminha que está sempre de lençóis abertos para mim...

quer saber? gostei mesmo da descrição.sorumbática... urbano-depressiva....
em tudo a ver. Às vezes sinto-me saída da hallowe'en town. mas já estive pior.
o velho jarreta também se portou bem pelo meu lado. aquele vinho quente...mmmm... (ok. acabei de piorar a minha reputação de bêbada. mas n interessa. estou sóbria nas suas aulas, é o que interessa.)
um abraço natalício e os auspícios de um excelente ano a vir...
...e uma beijoca, claro.

Anónimo disse...

Desde já obrigado pelo convite, parece-me que este é poiso de interesse, se bem que algo parado no tempo (a culpa deve ser minha, farto-me de esgotar os pupilos com muitas ideias num só dia) :-p

só agora resolvi as minhas viroses aqui na máquina e consegui arranjar um tempito pra cá vir ver a tua escrita.

Das fotos estamos conversados - já as viste - e asneiradas fi-las (quase)todas fora do alcance da grande lente, para manter a reputação de bom rapaz... Honestamente estava mais preocupado com as macadas da minha canalha, que muito contribuiram para o 'calor' da festa.

quanto à tua aproximação aos gatos, percebo-te... percebo tanto também os tenho (o meu favorito, o gato preto, feneceu-se de causas naturais) prometo que não lhe fanei a orbe ocular como o outro do Poe.

O sorumbático e urbano depressivo, parecem-me cada vez mais desajustados à medida que te vou conhecendo melhor. Há aí um brilho interior que vai irrandiando no lusco-fusco que tanto aprecias; quanto ao passado, será concerteza história a repetir, ou esta coisa a que chamamos vida, deixava de ter parte da sua graça. É nessa constante montanha-russa dos altos e baixos que perspectivamos e apreciamos aquilo que, de doce, vai transpirando da nossa experiência.

Dama da escuridão, perdoa mas não concordo... a personagem é trágica, e és muito nova para te fazeres a essa vida, com tanto 'beacon' à espera de uma acendalha... no meio da negritude pareces favorecer os pequenos focos de 'luz' (estrellas, luna, pubs, etecetera). Em Halloweentown apesar da tonalidade prevalecente, efervescia a alegria e o desejo de coisas boas (à maneira deles, claro está... que saudades do cantar da sally)

Grande invenção, o YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=4Qg_ICDf0bE

Pra quem lê muito, recomendo um livrito pequeno e cheio de coisas boas que farão perspectivar esta experiência de uma forma bem mais abrangente: 'A Origem da Tragédia' do frederico (não o da Floribella) Nietszche.

No final quase estragaste tudo... sobriedade nas aulas de Artes é uma grande perda... procura-se a loucura, o risco e a vertigem... sóbrio é o contabilista e o soturno guarda-livros! Prefiro o ébrio e o descarado, o desbocado e o pungente, pra mais abalar o que nos vai na alma e deixar pairar tudo o que é surpreendente! (foi pra rimar)

O 'vinho quente' deve ser procurado diariamente, nos confrontos e desencontros dos amigos e daqueles que por nós passam. As (im)pressões fortes são importantes, essas marcas ficam-nos bem e deixam cicatrizes muito fortes na nossa 'estranha forma de vida'...

O outro vinho, quente ou frio, quanto baste se faz favor, para ajudar a destravar a língua e largar a (BACO)radas que deixam a noite mais lúcida! Na passagem de ano, foi a pão e água (a ditosa sande de cobertor), mas não perdem pela demora, como dizia o outro I'll be back!

Bem, outras chamadas me são feitas e terei que seguir adiante! não faltarão oportunidades...

Au revoir...